Palácio Plácido de Castro, sede da prefeitura de São Gabriel, completa 100 anos

Redação do Diário

Palácio Plácido de Castro, sede da prefeitura de São Gabriel, completa 100 anos
Foto: prefeitura de São Gabriel (Divulgação)

Nesta quarta-feira (16), às 20h, a prefeitura de São Gabriel promove uma solenidade pública para marcar o centenário do Palácio Plácido de Castro, o prédio que abriga a sede da prefeitura municipal de São Gabriel.  

Durante a celebração, em caráter excepcional, o prefeito irá conceder para algumas personalidades a Medalha Plácido de Castro, maior condecoração do Poder Executivo Municipal. Normalmente a homenagem é entregue durante o aniversário da cidade, mas neste ano será realizada em homenagem ao centenário do palácio.  Os nomes dos homenageados serão divulgados a partir da próxima segunda-feira. Haverá também apresentações do Coral Municipal e convidados.

O palácio

O Palácio Plácido de Castro é uma obra de engenharia que foi iniciada no primeiro mandato do intendente Francisco Hermenegildo da Silva, tendo como engenheiro o alagoano José Sampaio Marques Luz, que mais tarde viria a ser prefeito municipal.  A obra foi inaugurada em 15 de novembro de 1922, ano do Centenário da Independência do Brasil, mas efetivamente concluída somente em 1924.  A prefeitura foi inaugurada no dia da Proclamação da República, por conta do alinhamento ideológico do intendente ao Partido Republicano Riograndense.  

Segundo o curador do Museu da Igreja do Galo, Beraldo Figueiredo, aspectos da ideologia positivista do partido do intendente Francisco Hermenegildo estão presentes na arquitetura do edifício histórico, como a cúpula, os dizeres latinos “JVSTITIA ET LABOR” (Justiça e Trabalho), as colunas e colunatas do pavimento superior e a fachada do prédio, inspirada no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, modelo do regime republicano por excelência.

Uma reforma orçada em R$ 1.053.712,89 para reparos e revitalização do prédio histórico está com licitação em andamento junto à Secretaria Municipal de Administração.

*Com informações da prefeitura de São Gabriel

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bei nos Bairros Especial realiza quarta edição; confira Anterior

Bei nos Bairros Especial realiza quarta edição; confira

<strong>3ª edição do Festival Barra Vento Capoeira começa a partir desta quinta-feira</strong> Próximo

3ª edição do Festival Barra Vento Capoeira começa a partir desta quinta-feira

Geral